Cibersegurança: uma preocupação e uma prioridade para todos
A definição de segurança cibernética é tão ampla quanto o seu universo. A segurança cibernética abrange toda uma gama de meios e tecnologias que visam proteger computadores, programas, redes e dados contra danos e intrusões ilegais, bem como comportamentos e atitudes do usuário, que de alguma forma condicionam a segurança da informação. E à medida que o mundo cresce sua interconexão, mais pessoas compartilham a responsabilidade de garantir a segurança do ciberespaço.
Com o número cada vez maior de dispositivos eletrónicos existentes (Internet das Coisas) e seus utilizadores, além de empresas on-line e informações em rede, a segurança no ciberespaço se tornou uma séria preocupação de pessoas, empresas, governos e nações, interferindo diretamente na confiança em sistemas críticos para a aceitação de desenvolvimentos tecnológicos.
Para as empresas, mais do que apenas um problema de TI, a cibersegurança é realmente um risco comercial. A segurança da informação é uma questão muito delicada que requer novos processos nas empresas, derivados do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados.
As novas ameaças no ciberespaço
Além dos perigos tradicionais de roubo de dados, extorsão, chantagem e vandalismo, os ciberhackers mudam para areias movediças, como espionagem, desinformação, manipulação de mercado e disrupção da infraestrutura digital.
A ameaça é real, levando governos e empresas a investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de segurança da informação, produção de normas e regulamentos, sem descurar a educação.
O malware, por exemplo, pode simplesmente "ficar quieto" numa rede e, de seguida, o seu acesso é vendido ao maior licitante na DarkWeb. O malware do tipo Trojan de Acesso Remoto (RAT) representa um enorme desafio para os profissionais de segurança cibernética, pois foi projetado para não ser detectado pela natureza. Geralmente, esse tipo de software não é desenvolvido para esse fim, mas é simplesmente aproveitado de maneira imprevista, aproveitando especificações incompletas ou mal executadas (num contexto ideal).
Foi exatamente para atender aos desafios atuais de segurança da informação que criamos o Sistema de Cibersegurança - TranquiloSec.
TranquiloSec - Sistemas de Cibersegurança
- detecção e prevenção de intrusão (IDS & IPS) - anti-virus - anti-malware - filtro de conteúdos - web proxy - servidor de ficheiro - servidor VPN
Entre em Contacto