Indústria 4.0 - A Quarta Revolução Industrial
A Indústria 4.0 é impulsionada por tecnologias inovadoras que têm efeitos profundos nos sistemas de produção e nos modelos de negócios.
Este é o momento em que nos encontramos agora, na era de ouro da Quarta Revolução Industrial. Observar custos mais baixos, por um lado, e o aumento da capacidade de tecnologias como smartphones, tablets e laptops, por outro, faz com que uma ampla gama da população viva online. A Internet faz parte do quotidiano da vida das pessoas, sendo o canal de comunicação preferido e o destino de todas estas e outras tecnologias, onde se conclui que tudo e todos estão ligados.
Mas o que é a indústria 4.0?
A Indústria 4.0 adiciona tecnologias e métodos disruptivos ao processo, conforme descrito abaixo:
- Big Data - Os sistemas de computadores de hoje, computadores de alta capacidade, sistemas de baixo custo e redes de comunicação abrangentes possibilitam armazenar rapidamente uma grande quantidade de informações, que após serem manipuladas e analisadas em tempo real, facilitarão a tomada de decisões com base nessas informações valiosas com mais precisão e confiabilidade.
- Advanced Analytics - Este é um conjunto de métodos e técnicas avançadas para ajudá-lo a fazer previsões de Big Data e realizar simulações e análises de cenários que permitem antecipar riscos, tomar decisões e otimizar processos. Enquanto os modelos tradicionais se baseiam na análise de informações históricas, as ferramentas do Advanced Analytics concentram-se na previsão de eventos e comportamentos futuros.
- Cloud Computing - É um sistema de computador no qual os dados são armazenados em servidores especializados e cujo acesso a informações, serviços e programas é remotamente via Internet. No futuro, um computador nada mais será do que um chip com conexão à Internet.
- Internet of Things (IoT) - É um conceito que significa conectar gadgets, máquinas, equipamentos de transporte, eletrodomésticos e até pequenos objetos do quotidiano à Internet, interagindo entre si e “lendo” o ambiente ao redor deles através de sensores (temperatura, humidade, presença etc.), transformando objetos estáticos em elementos dinâmicos numa rede integrada, cujas centrais usarão essas informações de maneira inteligente. Espera-se que essa forma de conexão digital estimule o aparecimento de novos produtos e serviços diferenciados.
O fundamento mais básico da Indústria 4.0 argumenta que, ao interconectar máquinas, sistemas de produção e equipamentos, elas darão às empresas a capacidade de criar redes inteligentes em toda a cadeia de valor, controlando e liderando os processos de produção de forma independente.
A nossa empresa investiu desde o início nestes conceitos e, como resultado, desenvolvemos o Software: Factory Management - Software de Gestão Industrial, em parceria com a LanIntelFactory e Indulogica.
O que é a transformação da Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 procura a transformação metodológica e tecnológica do modelo de produção. Como em qualquer processo de transformação, é necessário analisar o ponto de partida, decidir o horizonte a ser alcançado e definir como fazer esforços para construir o caminho.
O passo seguinte na digitalização da economia vai permitir processos mais eficientes, redução nos consumos de energia, minimização de desperdícios, com produtos de elevada customização e adaptados ao cliente. As fábricas serão cada vez mais automatizadas, com sistemas ligados entre si.
A Industria 4.0 está aí e compete às empresas analisar as mudanças nos mercados e adaptar as suas estratégias de forma a aproveitar as novas oportunidades. Os gestores devem começar hoje a preparar as suas empresas para esta transformação digital, com os melhores recursos e a estrutura adequada, de forma a dar resposta aos desafios que se aproximam.
Factory Management - Software Gestão Industrial
- Gestão, Monitorização e Registo Automático do processo de Produção Industrial em tempo real. - Gestão, Previsão, Controlo e Registo Automático de Stocks. - I.A. na Estimativa de Consumos de Clientes e Previsão de Encomendas. - Agendamento de Produção através de Encomendas de Clientes. - Gestão, Controle, Rastreamento e registo de entradas e saídas de produtos da fábrica. - Relatórios estatísticos e previsões de consumo de matérias-primas e produção de produtos acabados. - Integrado com outros Softwares, desde a Formulação e Faturação até aos ERP's como SAP. - Integrado directamente com sistemas de automação industrial. - Integrado directamente com sistemas de pesagem industrial. *Produto comercializado por LanIntelFactory